terça-feira, 27 de março de 2012

" O que é ser filho de santo? "

Ser filho de santo (filho de pemba), não é tão fácil quanto parece, mas também não é tão difícil como se imagina. Tudo em nossa vida tem os prós e os contras, depende do olhar de cada um para ver o caminho a ser seguido.
Um filho é sempre uma continuação da família, um filho sempre tem a aprender com os seus mais velhos. Um filho é alegria de uma família, a esperança do amanhã...
Não poderia ser diferente em relação aos filhos de santo...

Todos antes de serem pais ou mães, nascem sendo filhos. Ainda que alguns conforme os tempos de jornada esqueçam-se dos seus primórdios, de como tudo começou, de como foi a essência do saber a cada novo passo dado.
Em todo terreiro de Umbanda, encontramos os zeladores, aquelas pessoas que nos espelhamos, que temos como um exemplo de FÉ, como um exemplo de pessoa, pessoa esta que nos acolhem com todo o amor que tem quando pelo amor ou pela dor batemos em sua porta, iniciando aí nossa "Jornada Espiritual" e vai ser com o nosso zelador, que vamos ter os maiores aprendizados que todo filho tem com o pai.

Afinal, quando chegamos à porta destes zeladores, chegamos como um neném, que aprende a dar seus primeiros passos na espiritualidade, e que a cada novo passo, uma conquista pra ser comemorada, a cada aprendizado um orgulho de si, pois o aprendizado é a melhor riqueza que um pai pode dar pra um filho, riqueza esta que é levada por toda a nossa vida, por qual for o caminho que desejamos traçar.
Às vezes seguimos caminhos que nos levaram para um futuro desagradável, recebemos broncas dos zeladores, no momento podemos até não achar certo, podemos nos sentir injustiçados, mas aquela bronca chega uma hora que nos fortalece e nos faz guiar pelo caminho certo.
Assim como um pai é importante pra um filho, um filho é importante pra um pai...
Pois sem descendência não se faz família, não se tem geração.

Então, filhos e filhas de pemba, vamos nos conscientizar de nossa importância e principalmente de nossos deveres. Respeitar a hierarquia de nossa casa, cumprir nossos deveres espirituais, procurar nos aprimorar cada vez mais, dar orgulho para os nossos dirigentes e sacerdotes, honrar a espiritualidade que cada um carrega dentro de si e ter plenas consciência que tudo acontece na hora certa, que para que amanhã possamos ser um bom pai ou mãe, temos que antes ser um bom filho.

Meu Saravá a todos.
E que Oxalá, o Grande Pai, abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário